Tratar ou trocar a água da piscina? – Veja o que é mais barato!

Você possui uma piscina há algum tempo e está se questionando se é hora de trocar a água da piscina? Essa dúvida é muito comum entre milhares de pessoas e suas piscinas, porque de fato ninguém sabe o momento exato de trocar a água da piscina. Isso deve ser feito com regularidade? Ou basta apenas tratar a água da piscina?


Essas são questões muito importantes que infelizmente nem sempre são discutidas. Mas hoje você conseguirá tirar suas dúvidas e descobrirá o que é melhor: trocar a água da piscina ou trata-la?

trocar a água da piscina ou tratar

O que é mais barato, trocar a água da piscina ou tratar?

Devo trocar a água da piscina?

Quando você enche a sua piscina pela primeira vez, dificilmente irá retirar aquela água tão cedo. Isso acontece porque, simplesmente, não há motivos para você retirar a água. Sendo assim, basta investir em alguns equipamentos e em um bom tratamento químico para mantê-la limpa, saudável e própria para o banho.

O que pode acontecer é você se deparar com uma piscina um pouco mais vazia, isso acontece devido à evaporação da água ou até por causa de vazamentos. Nessas circunstâncias você deve inserir uma água nova para completar a água que já está na piscina, mas nunca removê-la por completo. Para evitar o desperdício pode até investir em uma capa térmica que ajuda a evitar a evaporação.
Dessa forma, renovando a água, inserindo algumas porções de água nova e misturando-a com a água “velha”, você só precisa continuar o tratamento para que essa água possa ser usada.

Quando a água da piscina deve ser retirada?

Há sim casos em que a água da piscina deve ser retirada, mas eles são raros. A água da piscina deve ser totalmente removida quando é preciso fazer algum reparo ou remodelação da piscina. Por exemplo, se você encontrar rachaduras, se você tiver uma piscina com infiltração ou até se precisar instalar algum sistema, a água deve ser totalmente removida.

Publicidade

Publicidade

Dependendo da quantia de anos em que a água está na piscina, mesmo com um tratamento, ela pode não responder mais ao cloro e ao algicida. Nesses casos é preciso fazer uma drenagem ou, se não resolver, trocar por completo a água.

trocar a água da piscina

Porque não devo trocar a água da piscina?

O ato de trocar a água da piscina apenas porque ela esvaziou um pouco ou porque já faz algum tempo que você não troca, é completamente errado. Além de errado é um desperdício. Não há porque retirar toda aquela água se não há rachaduras ou se você não deseja fazer nenhum reparo.

Caso a estação esteja mudando e você não vai mais usar tanto a piscina, a opção ideal é contratar alguém para fazer uma limpeza geral, depois usar a capa térmica até o final da estação. Quando chegar o verão, faça novamente uma limpeza e a água estará pronta para ser usada. Você não terá desperdiçado nada nem prejudicado o meio ambiente.

Na hora que você limpar a piscina, você deve escolher produtos de qualidade, que possuam boas recomendações no mercado e que apresentem um bom custo-benefício.

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 2

Tratar ou trocar a água da piscina? – Veja o que é mais barato!
Publicidade

Leave a Reply