Saiba tudo sobre o pH – O que é, pra que serve e como corrigir

Quem já cuidou de uma piscina ou conversou sobre o assunto pelo menos uma vez na vida já deve ter ouvido o termo “pH”. Ele é mencionado e importante em várias outras áreas, mas quando o assunto é piscina ele é muito conhecido, principalmente por quem possui uma.


O pH é um parâmetro de grande importância para o tratamento de piscinas, sem o devido ajuste do pH não é possível ter uma piscina limpa e própria para uso. Por isso, vamos esclarecer o que é o pH, qual sua função, importância e como ajustá-lo ao nível ideal.

ajustar ph da piscina

Medidor de pH da piscina

O que é pH?

Potencial Hidrogeniônico – pH – nada mais é do que o poder de concentração de íons H+ em determinada substância, por isso ele é aplicado em várias circunstâncias, áreas e profissões, mas aqui estaremos falando da água da piscina.

O pH, portanto, é a medição de íons de hidrogênio dispersos na água, que determina se a água está ácida, neutra ou alcalina. Em cada uma dessas situações pode haver resultados na qualidade da água e na experiência dos indivíduos a usar a piscina. É fundamental conhecer todas as características do pH de acordo com o seu estado.

Qual a importância do pH na piscina

Para manter a qualidade da água e aumentar a durabilidade da própria piscina, é fundamental controlar o pH da água e sua acidez. Um pH nos parâmetros indicados mantém a água limpa, cristalina e sem causar danos à vida dos usuários. O pH da água deve estar meio alcalino, para que assim os produtos químicos usados para a limpeza apresentem bons resultados, já que foram criados justamente para serem usados em piscinas nessas situações, nem ácidas ou muito neutras.

Publicidade

Publicidade

Outro fator que demonstra a importância do pH na piscina é que, se estiver muito baixo os usuários podem ter que lidar com irritações nos olhos, pele e mucosas. Entretanto, a água também não deve ficar muito alcalina, pois isso poderá comprometer a eficácia dos produtos de desinfecção e água se tornará turva. É preciso que ela esteja levemente alcalina, para isso deve ficar em 7.2, não mais ou menos do que isso.

Como corrigir o pH da piscina

Você encontra em lojas especializadas de produtos de piscina, todos os materiais necessários para medir e corrigir o pH de sua piscina, geralmente todos vêm em um kit. Os estojos de teste, como são chamados, apresentam uma parte medidora de cloro e outra medidora do pH.

ph da piscina

Você deve seguir as instruções do estojo de teste para medir e, se a água estiver ácida, adicione pH+ (água ácida significa menos do que 7.2). O pH+ nada mais é do que o carbonato de sódio, responsável por aumentar o pH da água. Se a água estiver alcalina (maior do que 7.2), você deverá adicionar o diminuidor de pH, que nada mais é do que o ácido muriático, responsável por diminuir o pH da água. Você sempre deve manter o pH da água no nível correto, ou seja, em 7.2.

Avaliação média: 4
Total de Votos: 3

Saiba tudo sobre o pH – O que é, pra que serve e como corrigir
Publicidade

Leave a Reply