Saiba tudo sobre a alcalinidade – Qual é a sua importância

Se você tem ou deseja ter uma piscina, precisa conhecer o termo alcalinidade, saber o que ele significa e como aplica-lo regularmente em sua piscina. É comum que a maioria das pessoas estejam familiarizadas com o pH da piscina, mas assim como ele, a alcalinidade também deve ser medida e deixada em um parâmetro adequado.


Assim como o pH da piscina, a alcalinidade é fundamental para manter a piscina limpa, cristalina e adequada para o uso. A seguir descubra o que é alcalinidade e tudo sobre ela.

alcalinidade da piscina

O que é alcalinidade

A alcalinidade de sua piscina nada mais é do que a capacidade que a sua piscina tem de neutralizar ácidos, ou seja, de manter o seu pH estável. É um parâmetro de capacidade, que faz com que a alcalinidade da piscina esteja baixa ou alta. A alcalinidade é medida através dos carbonatos e bicarbonatos, e diversos íons.

De forma mais simplificada, a alcalinidade tem como função medir a estabilidade do pH.

Escala da alcalinidade

Assim como o pH, a alcalinidade possui uma escala e somente uma parte dos números realmente importam. A alcalinidade total da piscina vai de 0 a 400, mas o valor ideal é de 100 a 120 ppm. Ou seja, a alcalinidade de sua piscina deve estar nesse parâmetro, se estiver em menos de 100 ppm, significa que a alcalinidade está baixa, se estiver maior do que 120 ppm, significa que a alcalinidade está alta.

Se a alcalinidade ficar baixa, a água da piscina tende a ficar turva, assume uma coloração esverdeada, perde o brilho e pode ficar corrosiva. Já se a alcalinidade ficar alta, ocorre a turbidez da água, ela perde o brilho e você terá um gasto excessivo com produtos químicos.

água da piscina verde

Publicidade

Publicidade

Por que controlar a alcalinidade

Como você viu, a alcalinidade é responsável por determinar a estabilidade do pH, por isso ela sempre deve ser testada e ajustada antes do pH. Se a alcalinidade estiver abaixo do valor indicado, o valor do pH pode acabar não trazendo efeito, fazendo com que rapidamente o cloro adicionado vá embora. Por isso, ao fazer com que a alcalinidade esteja no seu parâmetro, o cloro também ficará estável.

A análise da alcalinidade é feita através de um Kit Teste de Alcalinidade, encontrado nas lojas que vendem produtos para piscinas. Sempre controle a alcalinidade antes de ajustar o pH.

estojo de teste de alcalinidade, ph e cloro

Estojo de teste

Como ajustar a alcalinidade da piscina

É comum que, ao medir a alcalinidade da piscina, ela esteja baixa. Nesses caso você deve pegar o elevador de alcalinidade, que também pode ser chamado de Estabilizador do pH. Ele é responsável por elevar a alcalinidade e estabilizar o pH.

Por outro lado, se a alcalinidade estiver alta, use o redutor de pH e alcalinidade. Para medir a alcalinidade você deve usar o tubo presente no kit e recolher cerca de 25 ml de água da piscina. Em seguida adicione 3 gotas do indicador e agite. Adicione com cuidado o titulante, uma gota de cada vez e sempre contando. Adicione gotas até que a água mude completamente de cor, a quantidade de gotas usada define se a alcalinidade está alta ou baixa.

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 3

Saiba tudo sobre a alcalinidade – Qual é a sua importância
Publicidade

Leave a Reply