Piscina de fibra, de concreto ou de vinil, você quais são as vantagens e desvantagens de cada uma? No artigo de hoje vamos explicar tudo para você, confira! As piscinas são sinônimos de diversão e relaxamento, sobretudo nos dias mais quentes do ano, e isso inclui os adultos, crianças e até os idosos.
Não importa se você mora em casa, se possui uma fazenda, ou está em busca de uma piscina para o seu condomínio, sem dúvidas, será um investimento que vai fazer toda a diferença no seu verão. Porém, se você chegou até aqui é porque provavelmente ainda está em dúvida sobre qual é o tipo de piscina mais adequado para as suas necessidades, se é a de fibra, de concreto ou de vinil. A boa notícia é que vamos falar das vantagens e desvantagens de cada uma delas a seguir. Continue lendo para saber tudo!

Piscina de fibra
Piscina de fibra – Vantagens e desvantagens
As piscinas de fibra tem despertado o interesse dos consumidores porque possui uma série de vantagens que fazem dela uma opção tanto para quem possui grandes ou pequenos espaços para a sua instalação. Além disso, comparando com os outros modelos, ela é o tipo de piscina que sai mais barato, tanto em relação ao valor da instalação, quanto em relação ao seu custo de manutenção mensal.
Leia Também: Piscinas iGUi – Fotos, Modelos e Preços
O maior benefício desse modelo de piscina é a rapidez na instalação – que demora cerca de três semanas – e o baixo custo de manutenção. Além disso, elas são muito fáceis de limpar porque sua superfície é lisa, o que evita o acúmulo de sujeira e lodo.
A maior desvantagem das piscinas de fibra é o fato de que elas só são vendidas em modelos pré-fabricados, ou seja, não é possível personalizar o seu formato ou o seu interior. Isso acaba dificultando no caso de quem possui um espaço muito pequeno ou irregular para a instalação da piscina.

Piscina de concreto
Piscina de concreto – Vantagens e desvantagens
Já as piscinas de concreto são aquelas feitas com revestimento em azulejo, e com o passar dos anos ela caiu em desuso porque possui algumas desvantagens que acabam diminuindo o seu tempo de vida útil e gerando muitas despesas de manutenção. Elas também são conhecidas como piscinas de alvenaria, já que são literalmente, construídas, usando cimento, revestimento, rejunte, etc. Os principais problemas que as piscinas de concreto apresentam são rachaduras, infiltrações e desprendimento dos azulejos.
Outro fato que fez com que as piscinas de concreto fossem sendo cada vez menos usadas, é o seu alto custo de instalação, sobretudo se comparado aos outros modelos de piscinas. Por esse motivo, hoje em dia, elas são mais comuns em hoteis e pousadas. Além disso, a sua limpeza deve ser feita com mais cuidado, já que pode acumular lodo e sujeira entre os azulejos, o que pode ser prejudicial para a saúde e também prejudicar a estética da sua área de lazer.
Porém, as piscinas de concreto possuem uma vantagem muito importante frente aos modelos de fibra e de vinil, que é o fato de que elas são completamente personalizáveis. Ou seja, você pode construí-la no formato, profundidade, modelo, cor, que desejar. Isso é interessante, por exemplo, se você possui um espaço muito irregular para a colocação da piscina. As pessoas mais ousadas, e que desejam uma piscina ainda mais ousada e exclusiva, tem a opção de usar os azulejos para escrever o seu nome, ou as iniciais dele.

Piscina de vinil
Piscina de vinil – Vantagens e desvantagens
Quando falamos sobre as piscinas de vinil, estamos nos referindo ao acabamento da piscina, que é feito em material vinílico. Ou seja, ela é o acabamento que é dado por cima de uma construção de alvenaria, que nas piscinas de concreto é feito com azulejo, e nesse caso, de vinil.
A sua construção é mais rápida e mais barata que as piscinas de concreto revestidas com cerâmica, e como o vinil é liso, o acúmulo de sujeira é menor. Porém, a sua maior desvantagem é em relação a durabilidade do vinil, que com o passar do tempo, devido a incidência constante de sol e uso de produtos químicos, acaba desbotando e prejudicando a aparência da piscina.
A correta instalação do vinil é determinante para que a piscina dure muitos anos, por isso é importante contar com uma empresa especializada. Além disso, a manutenção também é outro ponto importante, e se eventualmente ocorrer a perfuração do material, você consegue resolver o problema com um reparo, sem a necessidade de trocar todo o vinil.
Cuidados na instalação de uma piscina de fibra, de concreto ou de vinil
Independente do modelo que você escolher – de fibra, de concreto ou de vinil – alguns cuidados são importantes para a instalação da piscina seja feita de maneira correta, e que esse realmente seja um investimento que vai valer a pena.
Por fim, tenha cuidado ao escolher o fabricante da piscina, antes de contratá-lo tenha certeza da sua reputação no mercado.