Piscina com água verde – Como limpar e Causas

A sua piscina está com a água verde? Isso é um problema muito comum que pode ser evitado através do tratamento adequado da água. Se a água da sua piscina está com o tom esverdeado ela não deve ser usada para garantir a sua saúde e a de todos ao seu redor. O que você tem a fazer é seguir todas as instruções dadas a seguir para limpá-la e para que ela volte ao normal.


A água fica verde quando está totalmente infestada de algas, microrganismos que podem facilmente ser evitadas por meio do uso de alguns produtos químicos. Além das algas serem a principal causa da água verde, isso também pode ser causado por um tratamento indevido. Veja agora como limpar a sua piscina corretamente.

piscina com água verde

Piscina com água verde

LEIA TAMBÉM: Como evitar que a água da piscina fique verde

Como limpar uma piscina com água verde

A seguir, confira algumas simples dicas que vão ajudar você na hora de limpar a sua piscina. Não deixe de ler, o nosso passo a passo de como limpar uma piscina, são dicas simples e que ajudam a evitar que a água da sua piscina fique verde.

Medindo o pH e a alcalinidade

O primeiro passo quando sua água estiver verde é medir o pH da piscina e a alcalinidade da piscina, e em seguida ajustá-los, se for necessário. A alcalinidade deve ser medida e ajustada primeiro, pois ela garante a estabilidade do pH. Ela deve estar entre 80 e 120 ppm e o patamar entre 7,2 e 7,4.

Ajustando esses dois parâmetros você está garantindo a qualidade da água, mas isso não é tudo, afinal a água ainda estará verde.

medir ph e cloro da piscina

Medidor de Cloro e pH da piscina

Escove a piscina

A escovação é fundamental quando a piscina está verde. É comum que as algas se alojem nas paredes ou até mesmo no fundo da piscina, por isso é essencial escovar muito bem todas as superfícies da piscina.

A escovação irá ajudar as algas a desgrudarem, tornando-as suscetíveis à ação do cloro ou do algicida, que deverá ser aplicado posteriormente. Enquanto você efetua a escovação é importante que a piscina esteja recirculando.

Publicidade

Publicidade
escovar a piscina

Escove as paredes e escadas da piscina

Adicione cloro à piscina

Você deve usar o cloro granulado, aplicando 14 gramas de cloro para cada 1.000 litros de água. É importante que nessa etapa você deixe o cloro agir, pois somente dessa forma ele poderá eliminar todas as algas de forma eficaz. Saiba que quanto mais o cloro agir, melhor.

É indicado ainda que o cloro fique agindo por, pelo menos, um dia. Depois desse tempo, você pode seguir com as instruções.

cloro para piscina

Cloro para piscina da HTH

Efetue a decantação

É importante que as algas estejam mortas para que o decantador funcione, por isso certifique-se de deixar o cloro agindo por mais tempo possível. Dilua o decantador em um balde com água da piscina, depois espalhe por toda a superfície de maneira homogênea.

Em seguida, ligue a bomba do filtro por 15 minutos na função de recircular. Depois desligue a bomba e aguarde 12 horas para que as algas sejam decantadas.

decantador na piscina

decantador para piscina

Confira o cloro

Quando todos os passos tiverem sido seguidos, você deve conferir a quantidade de cloro livre na piscina. A piscina estará pronta para uso quando o cloro estiver entre 1 e 3 ppm.

Se as algas subirem para a superfície da piscina, você deverá manter o cloro em níveis altos por mais um dia, deixando o agir, continuando os passos somente no dia seguinte.

Avaliação média: 4
Total de Votos: 2

Piscina com água verde – Como limpar e Causas
Publicidade

Leave a Reply