Erros que devemos evitar ao limpar uma piscina – Descubra eles aqui!

Muitas pessoas cometem alguns erros na hora de limpar a sua piscina, como trocar a água da piscina, deixar a água ficar muito suja, deixar de fazer a manutenção na água e por aí vai. Confira as nossas dicas de como evitar esses erros e evitar gastos desnecessários, confira!


Cuidar da água de sua piscina é fundamental para evitar a transmissão de doenças, mantê-la cristalina, livre de fungos, bactérias e algas, e sempre pronta para ser usada. Para essa limpeza você deve usar, além de produtos químicos, vários equipamentos importantes.

erros ao limpar piscina

Acontece que muitas pessoas, não somente as iniciantes, cometem alguns erros na hora da limpeza, erros que podem comprometer a “saúde” da água. Conheça a seguir esses erros mais comuns e veja como evita-los, a seguir.

1 – Mandar a água para o esgoto

Esse erro tende a prejudicar de forma ecológica o mundo. Essa ação é completamente errada e deve ser evitada a todo custo, pois pode sair bem cara para o dono da piscina.

Isso porque você pode tratar a sua água, independentemente do nível de sujeira que ela possua, por isso é completamente errado enviá-la para o esgoto.

2 – Não efetuar os procedimentos químicos

Um passo importante para efetuar a limpeza da água de sua piscina é efetuar as medições do pH, alcalinidade e do cloro, para que assim a água esteja limpa para ser usada. Esses procedimentos devem ser feitos após a limpeza da água, mas infelizmente muita gente esquece ou não está ciente de que deve efetuá-los.

Não efetuar esses procedimentos químicos pode deixar a água suja, contaminada e imprópria para o banho. O pH deve sempre estar entre 7.2 e 7.6, enquanto o cloro deve estar entre 1 e 3 ppm e a alcalinidade entre 80 e 120 ppm.

piscina suja

Publicidade

Publicidade

3 – Não usar a bomba pelo tempo indicado

Outro erro comum é usar a bomba por um tempo inferior ao recomendado. O tempo recomendado para piscinas é de 8 horas de filtração, mas poucas pessoas deixam filtrá-la por todo esse tempo.

Não usar a bomba por 8 horas pode impedir que o tratamento da água seja realizado como deve ser feito, além de que isso também pode danificar os equipamentos que estão integrados à bomba, como filtro, aquecedor, etc.

4 – Manutenção dos equipamentos de forma errada

Os equipamentos que são usados para a limpeza da água também deve possuir uma manutenção adequada e com regularidade. Por exemplo, a retrolavagem deve ser realizada na frequência certa, pois quando feita em excesso, pode contribuir para o desperdício de água. Além disso, não efetuar a retrolavagem também pode trazer prejuízos.

O que muita gente também deixa de fazer é a limpeza do skimmer, e isso é completamente errado. Ele deve ser limpado toda semana para não diminuir a circulação da água.

limpar as bordas da piscina

5 – Esquecer de limpar as bordas da piscina

As bordas e a parte externa da piscina também sujam, mas muitas pessoas esquecem de limpar. Você deve sempre limpar as bordas com uma esponja macia para retirar manchas, resíduos e outras sujeiras. Além disso, use um detergente biodegradável indicado para este fim.

Esquecer de escovar as paredes do fundo da piscina também é um erro que deve ser evitado a todo custo, pois só dificulta a limpeza da piscina no geral.

Avaliação média: 4.3
Total de Votos: 3

Erros que devemos evitar ao limpar uma piscina – Descubra eles aqui!
Publicidade

Leave a Reply