Como limpar uma piscina – Passo a passo completo [DICAS]

Como limpar uma piscina? Lendo assim, parece ser uma tarefa simples e fácil, porém muitas pessoas não sabem como limpar uma piscina corretamente e acabam cometendo alguns simples erros, o que pode ocasionar alguns problemas futuramente, um desses problemas, é que se a piscina não for limpa corretamente, ela pode ser fonte de transmissão de doenças.


A limpeza da piscina envolve diversas tarefas e tem como intuito manter a água limpa, cristalina e segura para uso. A limpeza envolve retirar as folhas, galhos e impurezas da água, escovar as paredes, usar o aspirador e diversos outros equipamentos que você deve ter em sua casa.

como limpar uma piscina

Como limpar uma piscina corretamente

Caso ainda não esteja familiarizado com a limpeza de piscinas, a seguir vamos lhe dar várias dicas para limpar corretamente não somente a piscina, mas toda a área ao redor dela. Confira!

Veja também: Piscinas iGUi – Modelos e Preços, Piscina de Fibra, de concreto e de vinil – Vantagens e desvantagens

Primeiramente, você deve ter em sua casa uma peneira para recolher as folhas e as demais sujeiras que ficam boiando na piscina, uma escova para escovar as paredes da piscina, o aspirador que será usado para aspirar o fundo da piscina, a mangueira flutuante e o cabo, onde é preso o aspirador, a escova e a peneira.

1 – Limpe a área externa
É comum que a área ao redor da piscina acumule sujeiras, resíduos, folhas e galhos, devido à circulação de pessoas, animais ou até mesmo por causa do vento. Para iniciar a limpeza, varra tudo para bem longe da piscina, sempre da borda para fora, para evitar que a sujeira caia na água. Você também pode usar produtos específicos para limpar o deck, se possuir.

limpar bordas da piscina

Limpeza externa da piscina

2 – Limpe os filtros
Em seguida você deve limpar a coadeira, um filtro encontrado na lateral da piscina, responsável por juntar a sujeira que fica na superfície da água, como folhas, insetos, flores. Caso a sua piscina contenha esse filtro, limpe-o manualmente.

Limpe também o pré-filtro da motobomba. Antes de limpar os filtros desligue o sistema de filtração (motor da piscina).

limpar filtro da piscina

Limpe os filtros da piscina

3 – Use a peneira na superfície
Use a peneira para remover toda a sujeira da superfície da água que ainda restou, como insetos, flores, folhas e outros resíduos. A rede deve ser bem fechada, pois assim ela conseguirá remover até os resíduos mais pequenos da água.

Publicidade

Publicidade
limpar superfície da piscina

Use a peneira para limpar a superfície da piscina

4 – Escove todo o revestimento
Depois, você deve escovar todo o revestimento da sua piscina para eliminar as algas e resíduos que possam ter grudado. Além disso, o ato de escovar impede que manchas se formem e favorece a beleza dos azulejos e das pastilhas. A escova deve sempre ser macia, assim poderá ser usada em qualquer tipo de material que tenha usado para revestir a piscina.

escovar as paredes da piscina

Escove as paredes e escada

5 – Use o aspirador
O aspirador é fundamental para que você faça a aspiração de toda a piscina. Se for necessário após a escovação, use um decantador de piscina, responsável por levar toda a sujeira para o fundo da piscina. Siga corretamente as instruções do decantador presentes na embalagem, pois assim a limpeza será feita corretamente.

aspirar a piscina

Aspire o fundo da piscina

Na hora da aspiração, abra somente o registro de aspiração no aparelho e um dispositivo de retorno. O processo de aspiração tende a ser um dos mais demorados, por isso você deve seguir as instruções do fabricante.

6 – Por último o tratamento químico
Com a água completamente limpa, é hora de iniciar o tratamento químico. Você deve medir a alcalinidade da água e, de acordo com o resultado, aumenta-la ou diminui-la, usando os estojos de teste. Em seguida, ajuste os níveis de pH e cloro, também com o estojo de teste indicado.

tratar a água da piscina

Medindo pH, Cloro e Alcalinidade da piscina

A alcalinidade e o pH da água sempre devem estar nos parâmetros indicados para que ela esteja propícia para uso e ofereça segurança aos banhistas. Os estojos de teste podem ser comprados nas lojas de produtos de piscina.

Espero que tenham gostado das dicas de como limpar uma piscina. Caso você tenha uma dúvida, crítica ou sugestão, deixa um comentário.

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 4

Como limpar uma piscina – Passo a passo completo [DICAS]
Publicidade

Leave a Reply