Cloro faz mal para a saúde? – Descubra aqui!

Muitas pessoas tem essa dúvida, o cloro realmente faz mal para a saúde? Por ser um produto químico, as pessoas tem esse receio de que o cloro possa fazer mal para a saúde. No artigo de hoje, iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o cloro, confira!


Com a chegada oficial do verão cada vez mais próxima, já é possível desfrutar do calorzinho que antecede essa data. Além das piscinas serem usadas como forma de laser e relaxamento, elas também são ambientes de muito treino, usadas por atletas de todas as modalidades aquáticas.

cloro faz mal para a saúde

Quando falamos de calor, nada mais delicioso do que uma piscina de água límpida e fresca nos esperando, mas por traz da diversão e refrescância, existem inúmeras dúvidas a respeito do cloro que é usado para o tratamentos da água, onde algumas pessoas optam por não frequentar piscinas alegando que o mesmo faz mal, mas será que é verdade?

NÃO DEIXE DE LER: Tratar ou trocar a água da piscina? – Veja o que é mais barato!

Por que usamos cloro na piscina?

Acredite, você não precisa ter medo do cloro, muito pelo contrário, a falta do cloro é que traz riscos à saúde, mas vamos entender um pouco sobre isso.

O cloro é um dos compostos químicos mais importantes que são utilizados no nosso dia a dia, não é à toa que ele está presente na água potável que bebemos diariamente, servindo como um agente poderoso que combate bactérias e microrganismos, nos prevenindo de uma série de doenças, e nas piscinas não é muito diferente.

piscina tratada com cloro

O cloro que é adicionado na agua sofre uma divisão em dois compostos importantes, onde um deles é responsável por matar bactérias instantaneamente e o outro tem a função de permanecer na água para matar qualquer bactéria que pode ser trazida pelos banhistas. Por isso é importante saber que piscinas de grandes volumes como de clubes e piscinas olímpicas, não são iguais as pequenas, que normalmente temos em casa, pois não podem ser esvaziadas e enchidas sempre que sujas, mas sim tratadas com cloro para a pré-utilização dos banhistas e deve seguir limpa durante o dia também.

Publicidade

Publicidade

Como funciona o cloro para o tratamento das piscinas?

Como já falamos, o cloro é um composto químico importantíssimo para manter a água de piscinas livres de microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde. E essas bactérias são eliminadas em uma reação química simples e eficiente.

cloro faz mal a saúde

Tabletes de cloro para piscina

Como funciona? A solução de cloro que é aplicada na água, sofre diversas divisões formando novos compostos químicos, e esses agentes são responsáveis por atacar os microrganismos patogênicos a nossa saúde, assim eliminando gordura e bactérias. Os principais componentes que são responsáveis pela eliminação dessas bactérias é o íon hipoclorito (CIO) e o ácido hipocloroso (HCIO) garantindo a limpeza e eficácia no tratamento.

O cloro faz mal à saúde?

Como já falamos a cima dos diversos benefícios do cloro a nossa saúde, também é importante ressaltar que o excesso de cloro no tratamento da água pode trazer riscos graves ao nosso corpo, desde alergias, otite, conjuntivite, diarréia, micose, irritações, até mesmo a uma intoxicação severa.

LEITURA IMPORTANTE: Como limpar uma piscina – Passo a passo completo [DICAS]

Por isso, ressaltamos que o cloro é importantíssimo para manter a qualidade da água da piscina, para isso é necessário fazer uma correta administração do cloro na piscina, colocando a dosagem correta de cloro e também, mantendo a sua piscina sempre limpa e tratada.

Quais os sintomas de uma intoxicação por cloro?

Se você estiver sentindo: Vermelhidão na pele e nos olhos, queimação na garganta, vômitos ou náuseas, dores no peito e dificuldade para respirar, é melhor procurar um médico.

De qualquer forma, reduzir demais a quantidade de cloro para evitar esses problemas pode não ser a melhor saída, por isso fique atento! Piscinas com mau cheiro pode ser aviso de bactérias presente!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 4

Cloro faz mal para a saúde? – Descubra aqui!
Publicidade

Leave a Reply